Mediação é um processo pacífico de resolução de conflitos, em que uma terceira pessoa, imparcial e independente, com a necessária capacitação, facilita o diálogo entre as partes para que melhor entendam seus conflitos, busquem seus interesses a fim de alcançar soluções criativas e possíveis para cada caso.
Além disso, a atribuição dada ao sentido de método alternativo de mediação de conflitos em estudo com a apresentação do estudo da etimologia do vocábulo mediação, que provém do termo em latim mediare, que segundo Maria de Nazareth Serpa (1999), significa “[...] mediar, dividir ao meio ou intervir, colocar-se ao meio”.
Segundo Moore (1998) conceituou a mediação como:
[...] um prolongamento ou aperfeiçoamento do processo de negociação que envolve a interferência de uma aceitável terceira parte, que tem um poder de tomada de decisão limitado ou não-autoritário. Esta pessoa ajuda as partes principais a chegarem de forma voluntária a um acordo mutuamente aceitável das questões em disputa. Da mesma forma que ocorre com a negociação, a mediação deixa que as pessoas envolvidas no conflito tomem as decisões. A mediação é um processo voluntário em que os participantes devem estar dispostos a aceitar a ajuda do interventor se sua função for ajudá-los a lidar com suas diferenças – ou resolvê-las. A mediação é, em geral, iniciada quando as partes não mais acreditam que elas possam lidar com o conflito por si próprias e quando o único meio de resolução parece envolver a ajuda imparcial de uma terceira parte. (p. 22-23)
A mediação é uma oportunidade única de falar com um terceiro, imparcial, não autoritário e que foi aceito pelas partes, expondo os problemas a serem resolvidos em cada caso, sem o custo emocional e financeiro de um processo judicial. A medição acaba com a imprevisibilidade do desfecho do processo e concedem as partes o tempo necessário para alcançar a solução de seus problemas cuja solução, às vezes, está além da capacidade do juiz.
Com isso, a mediação ajuda a população a curar e reconstruir suas vidas de acordo com as normas legais.
Por fim, você tem alguma dúvida sobre esse assunto e precisa da ajuda de algum advogado? Então, entre em contato e converse comigo.
Clique AQUI para solicitar um atendimento e criar a estratégia do próximo passo que você precisa dar no seu caso.
Comments